FRASE DO MÊS

Novembro

“Você pensa que compreendeu, então não compreendeu. Você pensa que não compreendeu, então compreendeu”

O estudo não tem fim, mesmo quando acreditemos já ter compreendido.

 

Rennyo nasceu no Templo Hongwanji, Kyoto, em 1415, como primogênito do patriarca Zonnyo. Desde a infância, Rennyo dedicou-se a estudar, auxiliando o pai na transcrição de diversas escrituras sagradas. Juntos, eles contribuíram para a transmissão do ensinamento, percorrendo diferentes regiões do país, a exemplo da região Kanto, onde havia descendentes dos discípulos diretos do Mestre Fundador Shinran (1187-1263).

Em 1457, quando Zonnyo faleceu, Rennyo o sucedeu, tornando-se o oitavo patriarca do Hongwan-ji, aos 43 anos. Posteriormente, passou a ser chamado de Mestre Revitalizador do Hongwanji. Hoje, há cerca de 22 mil templos Shin-budistas no Japão. Esta ampla difusão do ensinamento se deve às atividades do Oitavo Patriarca.

Na época do Rennyo, o Templo Hongwanji não passava de uma organização autorizada pelo Templo Enryakuji, no Monte Hiei, o maior centro budista no Japão. Assim que assumiu o cargo, o Mestre começou a atuar a fim de tornar o Templo Hongwanji independente, o que provocou perseguições dos poderes religiosos e políticos contra a comunidade Shin Budsita.

 

Rennyo precisava unificar os templos integrantes da Escola Shin Budista (Jodo Shinshu). Primeiro, ele determinou que o objeto de reverência seria exclusivamente o Nome do Buda Amida e distribuiu inúmeros escritos do Nome do Buda Amida para os seguidores (Monto). Anteriormente, apenas a imagem do Buda Amida era normalmente concedida por um mestre como o objeto de reverência para seu discípulo.

 

Além disso, Rennyo publicou o Shoshinguê e os Três Cadernos de Hinos para que os seguidores os utilizassem nos ofícios matinal e vespertino. Os seguidores tiveram então acesso às escrituras sagradas do Mestre Fundador Shinran que eram indisponíveis para a maioria deles.

 

Em 1465, o Monte Hiei atacou o Templo Hongwanji como uma heresia. Mesmo defendido por alguns seguidores, o Templo Matriz não resistiu à força do poder religioso que dominou o período medieval do país. Em resposta a esta perseguição, os povos oprimidos em diversas regiões ligadas ao Hongwanji passaram a organizar rebeliões (Ikki), que foram relevantes ao longo de um século.

 

Em busca da melhor localização para o Templo Matriz, Rennyo se mudou repetidas vezes para diversas províncias, transmitindo o caminho da libertação em uma linguagem cotidiana, que podemos ler nas suas cartas (Gobunsho). Em uma época conturbada, o Mestre Rennyo encontrava a verdadeira Bem-Aventurança no ensinamento e incentivava os seguidores a se dedicar ao estudo.

 

Segundo o registro das palavras do Rennyo (Kikigaki), ele dizia: Exponham o objeto de reverência a ponto de ele se rasgar e leiam as escrituras sagradas a ponto de elas se desfazerem.     

Rev. Keizo Doi

Monge Regente do Templo Shin Budista de Brasília